O Renô canta o pedido de socorro do meio ambiente

• Data: 15/09/2019

E mais uma vez, Jardim Camburi parou para ver as bandas e os alunos do Renô passarem em mais uma edição de seu tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. Este ano, o evento de amor à pátria foi realizado na manhã de sexta-feira, 13 de setembro, reunindo – como de costume – todos os alunos da escola, equipes pedagógica e administrativa. Todos juntos “cantando” o pedido de socorro que o meio ambiente está fazendo a mim, a você, e a todo o planeta.

Convidadas mais que especiais em nossa “festa verde e amarela”, quatro bandas acompanharam o trajeto, abrilhantando ainda mais o evento do Renovação, que há mais de 30 anos movimenta o bairro. Este ano, participaram conosco as bandas musicais das escolas Hilário Vieira da Silva (Cariacica), do maestro Rafael Ferreira Carvalho; Divaneta Lessa de Moraes (Viana) e UMEF Graciano Neves (Vila Velha), ambas do maestro Elier Santana Scárdua; e a do colégio Heloísa Abreu Júdice Mattos (Vitória), do maestro Carlos César Miranda Martins.

Os cartazes produzidos especialmente para o evento iam mandado seu recado. Falavam de poluição, com direito a alunos usando máscaras, da água e da necessidade de a consumirmos com mais responsabilidade, do efeito estufa e de projetos que estão sendo desenvolvidos dentro da escola, este ano: o Criar e Reinventar, Jamais Desperdiçar, do 3º Ano, e o Renova Vidas, do Ensino Médio.

Muita gente saiu de casa ou foi para os portões de suas casas e dos comércios locais para verem a escola. Crianças que estudam em creches localizadas no entorno do Renovação também foram para a rua, acompanhadas de suas respectivas professoras, acompanhar o desfile, que por mais um ano contou com dois apoios fundamentais: do curso de línguas Yes, que ofereceu água aos participantes, e da Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi (Amojac).

“Não abrimos mão do defile de 7 de Setembro. Consideramos este um legado que deixaremos não apenas aos nossos alunos, mas também à comunidade de nosso bairro. Todo ano, muitas são as pessoas que nos param  e nos parabenizam por este evento de amor ao nosso País. Consideramos esta uma mensagem que estamos fazendo bem nosso dever de casa”, destacou a diretora pedagógica, Maria Lila Martins Moura Sá.