Uma aula de consciência e solidariedade!

• Data: 31/05/2019

Ei, você, sente e vamos conversar!

Já parou para pensar o quanto boas ideias, aquelas que nos marcam e que, em via de regra, se tornam grandiosas, nascem de forma tão simples? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar agora!

Não faz muito tempo, nossos jovens do 2º Ano do Ensino Médio demonstraram interesse em desenvolver um trabalho voluntário. Pronto! Estava plantava a sementinha da solidariedade. E junto com ela veio a decisão de ajudar uma instituição de caridade – o Asilo dos Idosos.

Atenta ao desejo de seus alunos, a professora de Língua Portuguesa Giselle Casotti foi além. Juntou a vontade deles, misturou a “ingredientes da vida real” e então surgiu o projeto Renova Vidas, cuja proposta, além do viés solidário, ainda dialoga com o contexto de vida dos estudantes, ou seja, valores morais, empatia, valorização da vida, trabalho em equipe, conscientização e altruísmo, dentre outros.

Paralelo ao objetivo solidário, o projeto também está propiciando um trabalho de consciência ambiental, uma vez que os alunos recolheram garrafas pet descartáveis para confeccionarem pufs que serão doados ao asilo. Essa atividade foi desenvolvida durante uma Aula de Campo na Praia de Camburi. Lá, eles recolherem materiais para serem utilizados na confecção dos pufs.

“Podemos dizer que o projeto é dividido em quatro momentos. O primeiro foi durante as aulas de Redação, em que os alunos fizeram debates sobre os temas relacionados ao projeto, mediante a leitura de textos motivadores. Posteriormente, eles participaram da aula Praia de Camburi. A terceira etapa será a visita ao asilo. Vamos agenda dia e horário para levar nossas doações. E no final de tudo, também em sala de aula, faremos uma avaliação final do projeto, contemplando, dentre outras coisas, o alcance dos objetivos previstos, metodologia, envolvimento e participação da turma”, explicou Giselle.

Ah, e tem mais! Fora o trabalho de cada aluno, eles criaram uma conta no Instagram (@renovavidas) e também estão envolvidos numa campanha ainda maior para arrecadar as doações solicitadas pelo Asilo dos Idosos, incluindo alimentos, material de limpeza e higiene. E você, vai ficar fora deste movimento tão bonito? Siga o projeto, acompanhe os posts e faça também sua doação. Fica a dica!