Biblioteca lança o projeto Conte-me uma História

• Data: 30/04/2019

E as novidades em nossa biblioteca não param de acontecer! Na semana passada, a bibliotecária Hevillyn Lauer deu início ao projeto literário Conte-me uma História, que envolve os alunos da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental.

Como ele funciona? As crianças levam para casa, dentro de uma bolsinha personalizada, um livro escolhido na biblioteca e uma atividade de leitura para fazer em família. Além de desenvolver a leitura, o mais novo projeto do Renô também propicia momentos em família. E a cada semana, os alunos escolhem outro livro e a dinâmica continua.

A importância da leitura para o desenvolvimento da criança

Se você já reserva uns 15 minutos da sua noite para ler com seu filho (a) antes de colocá-lo (a) para dormir, pode pensar que está cuidando apenas de sua relação com ele (a). Mas na verdade está fazendo muito mais que isso! Além de oferecer mais cuidado, atenção e carinho, com essa atitude você contribui para fomentar o hábito da leitura na criança, o que gera grandes benefícios no desenvolvimento de qualquer indivíduo.

Quer saber o que a leitura, efetivamente, proporciona às crianças? Acompanhe-nos!

Promove o desenvolvimento

Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança.

Apura o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um maior senso crítico, o que será extremamente importante para o progresso intelectual desse indivíduo.

Proporciona entretenimento

Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos on-line e demais tecnologias. Mas os livros também são instrumentos de distração. Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.

Amplia o conhecimento

A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.

Enriquece o vocabulário

Ler é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário.