Atividades Diárias

9º Ano vivencia batalhas da 1ª Guerra

  • Data: 19/04/2019

Quarta-feira, 17 de abril. O paintball do Shopping Praia da Costa recebeu uma galera animada: as moças e rapazes do 9º Ano do Renô. E o que eles estavam fazendo lá? Vivenciando as batalhas da Primeira Guerra Mundial, numa divertida, diferente e animada Aula de Campo coordenada pelos professores de História Beth e Wesley.

Respondam rápido... Pelo rostinho deles nas fotos, dá para saber se eles curtiram a experiência de vivenciar um pouco do que rolou entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918, período em que durou a Grande Guerra?

Mais sobre a 1ª Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria. 

Originalmente, a Tríplice Aliança era formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e a Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva, violando o acordo, a Itália não entrou na guerra pela Tríplice Aliança. Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se com mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de setenta milhões de militares, incluindo sessenta milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história.

Mais de nove milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.

Entre as causas da guerra incluem-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália.