A Árvore Literária e seus frutos: o mundo da imaginação

• Data: 13/04/2019

Imagine uma árvore cheia de livros, experiências e dicas de leitura... Foi exatamente isso o que aconteceu em nossa biblioteca nos dias 8, 9 e 10 de abril, durante a realização do projeto literário Livro ao Pé da Árvore. E para desenvolver essa atividade mega bacana, que envolveu as turmas da Educação Infantil ao 5º Ano, contamos com a presença da contadora de histórias Érika Amorim Henrique, que deixou nossas meninas e meninos simplesmente encantados com a sua Árvore Literária.

O gosto pela leitura – e a sua importância! – são trabalhados de maneira lúdica por Érika numa atividade que passa por cinco “paradinhas”: a primeira e a montagem da Árvore de Livros; a seguir, as turmas participam, separadamente, do momento de contação de histórias com Érika; na etapa seguinte, ela explica que a leitura pode ser compartilhada e que as experiências adquiridas através dessa “viagem” podem ser potencializadas e estimuladas quando dividimos com nossos amigos; depois, em folhas coloridas (cada turma utiliza papel de uma cor), os alunos dão uma dica de leitura ou indicação de livros que gostou de ler. Já os pequenos da Educação Infantil fazem um desenho de uma história que ouviram e gostaram. Na etapa seguinte, as mensagens serão dependuradas na árvore e ficam expostas para que as crianças tenham acesso às dicas dos seus colegas.

E após a visita à árvore por todos os alunos, eles voltaram à biblioteca no dia seguinte e viram que ela deu “frutos”: no lugar das dicas, livros para serem manuseados e, claro, lidos!