Atividades Diárias

Bullying: esse assunto não é brincadeira!

  • Data: 10/04/2019

Sábado, 6 de abril, foi dia letivo aqui no Colégio Renovação e rolou uma palestra para os alunos do 2° ao 5° Ano com o psicólogo Felipe Menegone, sobre bullying. A escolha do tema para ser trabalhado com as turmas não foi à toa. No domingo, 7, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Bullying.

O encontro dos alunos com o profissional da saúde foi marcado por perguntas e muita interação dos estudantes. E Menegone compartilhou com o grupo muitas informações acerca dessa prática de atos violentos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos à vítima.

Sobre a data

Dia Nacional de Combate ao Bullying marca o aniversário da tragédia do Realengo, quando um ex-estudante da Escola Municipal Tasso da Silveira invadiu uma sala de aula e atirou contra as crianças, causando 11 mortes. O assassino, de 24 anos, cometeu suicídio em seguida.

Segundo relatos de parentes e mensagens deixadas pelo atirador, ele foi vítima de assédios violentos quando aluno da instituição, o que teria motivado o crime. Especialistas também avaliaram que ele sofria de distúrbios mentais graves.

Desde 2015 está em vigor a Lei 13.185, que institui o programa de combate à intimidação sistemática – o bullying. Em 2018 entrou em vigor a Lei 13.663, que determinou o combate ao bullying em ambientes educacionais.