Atividades Diárias

Terceiro Ano dá pontapé inicial em projeto ambiental

  • Data: 03/04/2019

Desperdício? O 3° Ano do Renô está fora! Tanto que o projeto de Meio Ambiente das turmas vai focar neste tema e o trabalho já teve seu pontapé inicial: uma palestra temática realizada esta semana.  

E por que falar de desperdício? Porque ele afeta, e muito, o planeta! Vamos saber mais sobre o tema.

Tudo o que consumimos, de alimentos do campo a produtos eletrônicos, gera um impacto social e ambiental para o planeta. Em uma conta simples, estima-se que, para cada dólar de produto fabricado no mundo, são gastos 80 litros de água, por exemplo. Isso sem contar os outros recursos naturais e humanos necessários para que essa fabricação seja possível.

O consumidor consciente é aquela pessoa que, para escolher os produtos que compra, considera o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. Consumir de forma consciente é buscar o equilíbrio entre a necessidade, satisfação pessoal em comprar um objeto, e a sustentabilidade, pensando nas consequências positivas e negativas de nossas escolhas, reduzindo ao máximo o desperdício e o consumismo.

E é isso que o projeto vai trabalhar ao longo do ano. Afinal, o que queremos são cidadãos e consumidores conscientes.